Embaixadores do BB: Por um Banco Sólido e Voltado para o Desenvolvimento do País
Venha conhecer nossas 10 propostas para transformar o Banco do Brasil em uma instituição mais forte, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Defendemos um BB que valoriza seus funcionários, promove inclusão, apoia o crescimento de setores produtivos e coloca o país em primeiro lugar. Junte-se a nós nessa jornada por um banco do, para e pelo Brasil, que realmente faça a diferença para os brasileiros!
PROPOSTAS
O Banco do Brasil (BB) deve ser uma instituição forte, ética e comprometida com os valores que representam seus funcionários, clientes e a sociedade.
Nosso propósito é construir um BB que combine eficiência financeira com responsabilidade social, sustentável e inclusiva.
10 propostas para o BB que defendemos:
Sustentabilidade: Apoiar empreendimentos que visem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, fortalecendo setores produtivos e contribuindo para a inclusão econômica e financeira de micro, pequenas e médias empresas.
Gestão Ética e Inclusiva: Alocar profissionais com know-how técnico e experiência em gestão que estejam comprometidos com a sociedade para liderar programas que além de trazer resultados financeiros para o conglomerado e para a sociedade, promovam a inclusão financeira, o respeito a diversidade, a educação, o atendimento humanizado, reforçando o papel do BB como agente de desenvolvimento sustentável.
Organização Positiva e Inovadora: Transformar o BB em uma Organização Positiva que incentive práticas inovadoras e colaborativas, com gestores que promovam a cultura de job-crafting e educação aberta para funcionários e seus familiares, clientes e a sociedade em geral. Adotando políticas que combatam o preconceito, o assédio moral e preservem a saúde dos trabalhadores, mesmo quando aplicadas técnicas de meritocracia.
Governança Forte e Independente: Fortalecer uma governança livre de interferências políticas e regulatórias, assegurando que o BB atue de forma autônoma, protegendo os interesses de clientes, acionistas e sociedade, e evitando práticas intervencionistas prejudiciais.
Fomento ao Crédito Sustentável: Desenvolver políticas e práticas que facilitem o acesso ao crédito, especialmente para setores produtivos e a população de baixa renda, oferecendo soluções inovadoras de pagamentos e mobilidade para promover a inclusão financeira.
Digitalização e Acessibilidade: Investir em tecnologias digitais que ofereçam soluções inovadoras, promovendo a inclusão digital e facilitando o acesso aos serviços financeiros, especialmente para comunidades mais desassistidas.
Valorização dos Profissionais: Valorizar os profissionais "prata da casa", evitando a precarização do trabalho e a terceirização de atividades essenciais, assegurando que a experiência e dedicação dos funcionários do BB sejam reconhecidas e utilizadas para fortalecer a instituição.
Segurança e Proteção de Dados: Estabelecer uma política de segurança que colabore com órgãos públicos no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, garantindo a proteção de dados sensíveis e assegurando a privacidade e o sigilo das informações dos clientes.
Parcerias e Financiamentos Estratégicos: Ampliar as oportunidades de crédito por meio de linhas de financiamento, como o Empréstimo Simples, Microcrédito Produtivo e Orientado e o Financiamento Imobiliário, e estabelecer parcerias que impulsionem os investimentos produtivos no setor rural e em setores estratégicos da economia para geração de emprego e renda.
Ética Empresarial e Proteção ao Consumidor: Promover uma cultura de vendas baseada na ética, proibindo práticas de empurrar produtos financeiros desnecessários a clientes, especialmente idosos e pessoas vulneráveis. Evitar a oferta de empréstimos que possam levar ao superendividamento, e eliminar pressões abusivas por metas que incentivem comportamentos prejudiciais aos clientes e à imagem do BB, assegurando que os serviços prestados sejam transparentes e verdadeiramente voltados ao bem-estar do consumidor.